domingo, 8 de novembro de 2009

Museu do Futebol no Estádio do Pacaembu


foto da família no Estádio do Pacaembu

Aproveitando a estada em São Paulo, no feriado de 02 de novembro, resolvemos, no domingo, ir ao museu do futebol no Pacaembu.

O espaço conta a história do esporte mais popular do País por meio de elementos audiovisuais numa interatividade fascinante com o visitante.

Segue-se uma trajetória de emoção, momentos históricos e diversão.

Entre uma sala e outra, de repente, o som ensurdecedor da torcida, com imagens de arquibancadas lotadas, torcedores eufóricos impulsionando seu time para o gol ou comemorando-o.
Nas imagens alternadas, era como se estivéssemos dentro do Estádio barulhento, com a reprodução de gritos reais das maiores torcidas brasileiras.

Sem demagogia, o coração pulsou mais forte, sensação de que fazíamos parte real de tudo o que víamos.

O museu foi construído embaixo da arquibancada próxima a entrada principal do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como Pacaembu.

São três andares ocupados pelo Museu do Futebol com percurso pela Sala dos clubes; Pé na bola; Sala das torcidas; Sala dos jogadores; Sala dos gols; Sala das origens; Sala dos heróis; reto de passagem, a copa de 50; Sala das copas do mundo; Sala dos altares (é a sala dedicada a Garrincha e Pelé); Sala da dança do futebol; Labirinto das curiosidades; Sala das ciências; Sala Pacaembu (última parada do percurso, espaço dedicado ao estádio do Pacaembu onde pudemos além de ver o estádio, fotografar). Em todas as outras salas é proibido mascar chiclete, comer qualquer alimento ou fotografar.

Ao final visitamos a loja de suvenir e tomamos uma saboroso café no “ Café do torcedor”.

Eu, que nem sou tão apaixonada por futebol, amei o passeio. Foi uma experiência incrível.

É preciso parabenizar os idealizadores e patrocinadores deste projeto. Riquíssimo em detalhes e informações que permitem aos visitantes entenderem como o futebol, um esporte inglês, de elite e branco, aos poucos ganhou novos traços e se tornou brasileiro, popular e mestiço, como a própria cultura brasileira.
lucelena maia
01/11/2009

2 comentários:

José Calvino disse...

Que maravilha, Lu!
Família reunida culturalmente.
Bela foto!
Abraços do,

Calvino
Recife

MARIAESCREVINHADORA disse...

Adorei conhecer a família toda, Lú.
Só tem gente bonita.