terça-feira, 3 de novembro de 2009

Posse de Lucelena Maia na Academia de Letras de São João da Boa Vista/SP



Minha posse na Academia de Letras de São João da Boa Vista em 24/10/2009.

Resumo do texto de Posse

Srª Presidente desta Arcádia, Maria Célia de Campos Marcondes, caríssimos convidados, colegas, amigos, parentes, pessoas ilustres. Muito obrigada por vossa presença.

Se minha mãe estivesse aqui, ela diria: “filha, sossegue seu coração, cuidei de acrescentar às suas orações, nessa manhã, preces de proteção de mãe”.

Neste momento peço a Deus que ela ilumine minhas palavras e as faça chegar a cada um, com a clareza que eu gostaria.
Pai, 470 km nos separa, mas eu não poderia deixar de agradecer-lhe por ter me mostrado a realidade da vida com pulsos firmes e transparência de caráter.

Samuel, meu eterno amor, com você eu divido a minha vida e ela se torna completamente inteira. Felipe, meu amado filho, mesmo sem saber fez-me descobrir o amor incondicional.

Amo minhas irmãs e meus sobrinhos e jamais deixarei de dizer que são especiais em minha vida René e Michelle, e seus filhos.
Amor é a força que nos impulsiona a enfrentar desafios, é um ato reconhecido através de mãos estendidas em nossa direção.

As vossas mãos, senhores acadêmicos, trouxeram-me para esta casa, para ocupar a cadeira 13 e eu corresponderei ao vosso desejo respeitando a tradição, o pensamento, a vontade inicial desta Academia. Acrescentarei as páginas de minha vida, num caminhar inspirado na tradição e na modernidade, com olhos atentos às necessidades culturais de nossa cidade e no futuro, que é um chamamento que não posso me recusar a ouvir, porque sou impulsionada a buscar o sentido da vida na arte e na dimensão do amor ao próximo.

Comprometo-me em honrar a ocupação da cadeira 13, onde já se sentaram pessoas ilustres desta cidade; Dr. Hélio Correa da Fonseca e Sra Adélia Jorge Adib Nagib.

Com os olhos cintilantes e os lábios fumegantes em satisfação de leitora e admiradora de suas obras, cumpro o protocolo ao mencionar o patrono da cadeira 13. Humberto de Campos, importante escritor, jornalista, crítico, contista e memorialista.

Para concluir o meu discurso de posse, da cadeira 13, quero dizer; estou pronta a manter de forma honrosa os desígnios que a minha admissão para a Academia represente, dizendo - me consciente do compromisso cultural que assumo, do sonho pessoal que alcanço e da incansável luta literária que todo escritor deve carregar consigo na tentativa de mudar o ínfimo índice de leitura em nosso país.

Muito obrigada.
Lucelena Maia

6 comentários:

MARIAESCREVINHADORA disse...

Belas fotos e muito lindo o seu discurso, Lú. Parabéns!

José Calvino disse...

Feliz, oportuna e justa a iniciativa da Academia de Letras de São João da Boa Vista, trazer e celebrar a posse da escritora e poeta.
Feliz é um povo que tem uma escritora consciente do compromisso cultural que assume, uma mulher íntegra, da estirpe de Lucelena Maia.
Parabéns,
José Calvino

Anônimo disse...

PARABÉNS!!

Desde o discurso de posse até a posse propriamente dita!!
Você engrandecerá a Academia de Letras de São João da Boa Vista, com seus belos poemas, contos, romances e concursos de redação.

beijo

Tatá

Unknown disse...

Lú,

Parabéns minha Amiga!!!
Você está cada dia mais "chique"!!!
Só sinto falta daquela época em que sobrava aquele tempinho pra você compartilhar com a gente seus belos poemas ...
Bjo... e que Deus continue iluminando seu caminho.

Angela (Uberlândia / MG)

Angélica Teresa Almstadter disse...

Sucesso amiga! São João da Boa vista merece ter vc como acadêmica, uma pessoa versátil que batalha dentro da cultura, que semeia , que com certeza merece essa cadeira pelo muito que faz em prol da cultura, além do legado que deixa aos que vierem te suceder. Parabéns a vc e a S Jão da Boa Vista! Beijokas

Nathan de Castro disse...

Parabéns, Lucelena.
Você merece e quem ganha com isso é a Academia de Letras de São João da Boa Vista.
Aqui em Uberlândia, diminuiram os saraus, mas a gente toca em frente.
Muito sucesso e felicidade para você.