foto: Plinio de Arruda Sampaio e Lucelena Maia
no auditório da UNIFAE
Foi uma honra a participação do Acadêmico Plínio de Arruda Sampaio na transição de Diretoria Biênio 2011/2012 da Academia de Letras de São João da Boa Vista, na noite de ontem, na UNIFAE. Saiu a presidente Maria Célia de Campos Marcondes e equipe, assumindo o cargo o amigo Francisco de Assis Carvalho Arten e equipe.
Plinio proferiu interessante e descontraída palestra, salientando a importância da cultura na vida das pessoas. Não economizou elogios para os projetos da Academia, em especial ao projeto "Redação na Escola", que há dois anos desenvolve temas importantes com os alunos de todas as escolas da cidade, do ensino fundamental e médio, levando-os a pesquisarem muito para abordarem os temas solicitados.
Esse projeto foi idealizado e trazido por mim, Lucelena Maia, para a Academia de Letras, desde que me tornei Acadêmica, em outubro de 2009 e porque Maria Célia achou-o interessante e ia ao encontro da vontade da Academia, já a algum tempo.
Plinio não só o elogiou como, colocou-se a disposição para ajudar na sua elaboração, inclusive no quesito tema, deixando a sugestão de que, se trabalhe a História Política do país, pois sempre que dá palestras percebe que o povo brasileiro não tem preparo cultural político, desconhecendo aqueles que fizeram história em nosso país.
No final da noite ele autografou seu livro "Por que participar da política?" e para mim, escreveu:
"Para Lucelena, que realize seu trabalho admirável no campo da cultura e que, espero, virá somar-se à luta socialista! O abraço do Plínio"
Claro que fiquei lisonjeada em tê-lo ouvido falar tão bem do projeto que coordeno, aqui na cidade de São João, na Academia de Letras. Foi prazeroso trocar algumas palavras com esse político de respeito e pessoal admirável.
Lucelena Maia