quinta-feira, 14 de abril de 2011

Vernissage do amigo Roberto Peres









Roberto Peres, esposa Teresa, Lucelena e Samuel Natureza Viva Esse foi o nome escolhido por Roberto Rossi Peres para sua Vernissage, que acontece de 08 de abril à 13 de maio no Centro de Arte e Cultura - Clac. Eu e Samuel o prestigiamos, no coquetel de lançamento da exposição. Os quadros mostram lindo trabalho na mistura e composição de cores. Roberto, artista plástico, também é formado em Arquitetura e Urbanismo e em Administração. Suas telas tem inspiração na Natureza e trazem sensações vibrantes ao leitor, que pode sentir a força e o movimento estimulante das cores. Belo trabalho. Parabéns Roberto Peres

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Grupo de leitura com intervenção da autora













Durante o mês de março de 2011, às quartas-feiras, alunos do 1º ano ensino médio - Colégio Anglo São João - tiveram encontro com a escritora Lucelena Maia para juntos discutirem o livro da autora " Um alvo calculado".


Introdução do aluno à prática da leitura era o principal objetivo, que contou com a interferência da escritora em auxilio a interpretação do livro.


Durante os encontros os alunos tiveram oportunidade, não só de discutirem a obra, mas de saberem dela como acontece a carreira de um escritor. Como descobrir a voz literária. Deve o autor valorizar todas as críticas ou saber diferenciar o leitor crítico de um crítico leigo?


Ouviram a importância do domínio da linguagem para se escrever bem. Souberam que um romance não é apenas um fato linguístico, mas uma narração cuidadosa, dentro de um mundo possível, de modo a mover as personagens com segurança e naturalidade, sem a pretensão de agradar a todos. Nenhum livro, nenhum mesmo, tem aprovação unânime.


Cada escritor tem seu estilo e o usa para criar o universo ficcional, mas é importante que não haja demasiada ilusão quanto ao sucesso para não ver frustrada a vocação literária, pois ... "escrever é a melhor maneira possível de viver, independente dos resultados sociais, políticos ou financeiros que possa alcançar com o que escreve"... afirma Mario Vargas Llosa em Cartas a um jovem escritor.


Lucelena Maia agradece à coordenação do colégio a oportunidade desses quatro encontros e deixa carinhoso abraço aos alunos que compartilharam com ela horas agradáveis de boa conversa e leitura.


Lucelena Maia

março/2011